TW200 Forum banner
  • Hey Everyone! Vote for the Site Favourite BOTM winner for the year of 2022 HERE!

Clone Lectron -- mais ou menos

34K views 117 replies 14 participants last post by  ArcticJeff  
#1 ·
#2 ·
Tony, você mencionou este carburador algumas vezes agora. Eu não sei porquê, mas sinto que há uma grande promessa nessa coisa... haha sério. Parece muito interessante. Eu fui naquele site algumas vezes e li sobre isso também. Estou muito interessado nos seus resultados. Obrigado por verificar isso, estou curioso sobre este há muito tempo. 🧐 (y)

*e eu nem tenho uma TW... 😊

• Like
Reactions: Smitty Blackstone
#4 ·
Tenho quase certeza de que o filtro de ar entrará em contato com a mola. Tentei muitas maneiras diferentes e filtros de ar diferentes e sempre tive que usar a bota da caixa de ar original para liberar a mola.
Tony é muito bom em fabricação e trabalho de modificação, aposto 5 centavos que ele consegue. ;)

#9 ·
O cabo do acelerador acabou de chegar. Deve ter sido enviado por barco à vela da China. É um novo cabo TW duplo push/pull do qual pretendo usar apenas um cabo - ou seja, vou destruí-lo como uma configuração de cabo duplo. Tenho que moer a coisa na extremidade do cabo até um pequeno ressalto para que funcione com o carburador. A outra extremidade deve funcionar com a manopla giratória TW original.

Olhando para o centro dos carburadores, a passagem (venturi) do carburador de substituição é muito maior. Esta pode ser uma atualização de desempenho barata! (Original à esquerda.)

Uma foto com o slide para baixo e a outra com o slide para cima.

#10 ·
Comprei um cabo do acelerador barato da China para um TW. Com ele, consegui usar a manopla giratória do TW, mas tive que modificar a outra extremidade de um dos cabos para funcionar com o novo carburador. (O segundo cabo no sistema de cabo do acelerador TW de dois cabos não faz nada além de ficar ali.) Naturalmente, com duas extremidades para escolher, escolhi a errada para modificar e acabei fazendo isso duas vezes.

Para a outra extremidade do cabo, peguei um pedaço curto de tubo de alumínio e dobrei-o para "mais ou menos" segurar a extremidade do cabo alinhada com o carburador.

A bota da caixa de ar se alinha muito bem com o carburador e aposto que se fosse nova, macia e flexível, poderia ser esticada sobre a flange de admissão e presa.

Visão geral.

Ele ligou imediatamente, mas não queria ficar em marcha lenta abaixo de 2800 rpm. Acho que o cabo está um pouco curto e segurando a coisa da lâmina um pouco aberta. Subi e andei pela rua e voltei - um passeio muito curto e posso dizer que precisará de alguma afinação para acertar. O carburador original estava funcionando muito bem, então posso colocá-lo de volta, se necessário, e ainda ficar feliz.

Mais relatórios para seguir até que eu acerte ou desista e jogue fora. Tony

#16 ·
A bota da caixa de ar alinha-se muito bem com o carburador e aposto que se fosse nova, macia e flexível, poderia ser esticada sobre a flange de admissão e presa.
Mergulhe a bota em uma mistura de 50/50 de Pine Sol e água durante a noite, e ela ficará macia, maleável e flexível quando você removê-la.

#11 ·
Parece que tenho o T2 a funcionar razoavelmente bem com o novo carburador. Ele sobe para 65 mph sem problemas e se eu o mantiver totalmente aberto por um tempo, 75 mph é facilmente alcançado. Aposto que em uma posição abaixada faria 80.

A aceleração parece muito rápida de acordo com o acelerômetro da bunda. Gostaria de ter um TW original para comparar.

O torque em baixa velocidade parece muito bom. Sem engasgos ou falta de potência. Se eu abrir a borboleta de repente, ele morrerá, pois não há bomba de aceleração, mas se eu "acelerar gradualmente", a potência vem muito bem e forte.

A desvantagem é que o sistema de cabos está no lado "Mickey Mouse" das coisas. Não tenho um alto grau de confiança nele.

Consegui-lo em marcha lenta parece estar melhorando com o uso. Acelere e feche a borboleta e ele leva um tempo para diminuir a velocidade. No início, não consegui baixar de 1800 rpm e agora está em 1300 a 1400. Talvez seja o cabo travando ou talvez seja outra coisa.

Vou fazer um passeio mais longo e ver se o mantenho. Gosto do aumento de desempenho. Eu realmente acho que poderia vencer um 225cc se ele estivesse usando um carburador original.

O motor soa muito diferente, não tanto como um TW.

É divertido ter um pouco mais de potência para brincar.

#14 · (Edited)
A propósito, quais jatos você está usando no carburador Lectron?
Na verdade, não é um carburador Lectron. É uma espécie de clone. Quanto aos jatos, o carburador veio com 3 conjuntos de jatos, um já instalado, que é o que estou usando. Eu abaixei o clipe na agulha para me livrar de uma leve falha no meio da faixa de rpm. Não há números nos jatos, então é um pouco difícil dizer qual é rico ou qual é pobre.

Para mim, com certeza parece uma melhora substancial no desempenho.

#17 ·
Que tamanho de carburador clone Lectron você conseguiu?
Carburador de 30 mm. A porta de admissão na cabeça tem cerca de 30 mm, então combina bem.

Mergulhe a bota em uma mistura 50/50 de Pine Sol e água durante a noite, e ela ficará macia, maleável e flexível quando você a tirar.
Obrigado. Eu vou tentar.

#24 ·
Eu fui dar uma volta de cerca de 45 milhas hoje com o novo carburador. No geral, parece estar funcionando bem, com exceção da marcha lenta. Quando chego a um sinal de parada, a marcha lenta é rápida, mas diminui. Então, diminui mais um pouco até parar de funcionar. Não é um problema tão grande manter o motor acelerado um pouco para mantê-lo funcionando e, se parar, ele volta a funcionar imediatamente. Na verdade, parece estar melhorando lentamente.....Ajustei o parafuso de velocidade da marcha lenta e isso ajuda, mas o problema ainda está lá.

Ele atingirá facilmente e manterá uma velocidade de 60 mph (aproximadamente 7600 rpm) a 65 mph (aproximadamente 8200 rpm) e não apenas manterá essa velocidade subindo pequenas colinas, mas realmente acelerará. Não tenho certeza se a mistura em WOT é tão boa quanto pode ser, porque parece ter uma aceleração melhor em quase WOT do que em WOT. Acho que terei que começar a brincar com os jatos e o clipe na agulha para descobrir.

Em termos de desempenho, devo dizer que é melhor do que um carburador original, pelo menos é o que estou experimentando.

Aliás, para os moradores locais, estava esfumaçado e enevoado o máximo possível. As malditas queimadas realmente estragam a qualidade do ar.

#28 ·
Não tenho certeza se a mistura em WOT é tão boa quanto pode ser, porque parece ter uma aceleração melhor em quase WOT do que em WOT. Acho que terei que começar a brincar com os jatos e o clipe na agulha para descobrir.
Você pode ajustar este parafuso na parte superior do power jet? Ele deve controlar a quantidade de combustível que está sendo entregue de 1/2 aceleração para WOT.

207545

É assim que o power jet é descrito para funcionar, não tenho certeza se funciona da mesma forma neste carburador?

O power jet é usado para afinar sua extremidade superior e funciona como uma torneira. Se você girá-lo para a esquerda, ele abre a válvula e enriquece. Se você girá-lo para a direita, ele fecha a válvula e empobrece. A sintonia disso não tem nada a ver com sua marcha lenta ou resposta do acelerador de baixa a média rotação. NUNCA ande com um power jet fechado. Se você estiver andando em dunas, areia profunda, motocross ao ar livre ou neve, onde estiver totalmente aberto por longos períodos, recomendamos ir ¼ de volta mais rico para manter seu motor frio. O nível de combustível na linha será igual ao nível em sua cuba de bóia até que o power jet seja ativado.

#25 ·
elime; sobre sua anomalia de marcha lenta; você tentou ajustar o parafuso de ar da marcha lenta depois de andar um pouco e esses sintomas apareceram? Minha marcha lenta também estava fazendo o mesmo, mesmo se eu aumentasse o ajuste da marcha lenta. Então, em seguida, tentei ajustar aquele parafuso de ar da marcha lenta. Ele queria entrar! Conforme eu o girava 1/4 de volta de cada vez, minha velocidade de marcha lenta aumentava. Tive que ajustar o parafuso de marcha lenta da borboleta para diminuí-la. Continuei alternando entre esses dois ajustes até obter uma velocidade máxima de marcha lenta com o parafuso de ar em uma rotação de marcha lenta que eu achava correta, em torno de 1200 rpm. Apenas algo com o qual você pode querer mexer na próxima vez que sair. Ajuda eu ter um daqueles ajustes remotos estilo cabo para o meu parafuso de ar. Torna tudo mais fácil e eu não me queimo. Acabei em pouco menos de 2 voltas. Tinha começado em pouco mais de 2 1/2 voltas. Não faço ideia se seu clone é parecido com o carburador de fábrica para ajustes, então nada disso pode nem mesmo se aplicar.

#26 ·
Ski Pro 3 -- Eu brinquei um pouco com o parafuso de ar da mistura de marcha lenta. Ajustei-o para a velocidade de marcha lenta mais alta e tirei totalmente o parafuso de ajuste da velocidade de marcha lenta -- ou seja, a lâmina estava totalmente para baixo. Estou pensando que o ar está vazando ao redor da lâmina, mas como a lâmina sobe e desce, as superfícies se desgastam e criam uma vedação melhor, portanto, parece estar melhorando por si só. Pelo menos espero que algo assim esteja acontecendo.

O parafuso de mistura de marcha lenta fica na lateral do carburador, então o acesso não poderia ser mais fácil. Vou tentar ajustá-lo mais um pouco e ver o que acontece.

#27 ·
Ski Pro 3 -- Eu brinquei um pouco com o parafuso de ar da mistura em marcha lenta. Ajustei-o para a velocidade de marcha lenta mais alta e tirei todo o parafuso de ajuste da velocidade de marcha lenta - ou seja, o cursor estava todo para baixo. Estou pensando que o ar está vazando ao redor do cursor, mas como o cursor sobe e desce, as superfícies se desgastam juntas e fazem uma vedação melhor, portanto, parece estar melhorando sozinho. Pelo menos espero que algo assim esteja acontecendo.

O parafuso de mistura em marcha lenta fica na lateral do carburador, então o acesso não poderia ser mais fácil. Vou tentar ajustá-lo mais um pouco e ver o que acontece.
Não se surpreenda se mudar devido às temperaturas do ar e à altitude. A maioria dos carburadores bem ajustados será sensível o suficiente para que você possa mexer no parafuso de ar enquanto estiver andando mais alto ou mais baixo durante o dia ou quando o ar esquentar.

#29 ·
Removi aquele parafuso e parece que há um jato por baixo. Não sei se é o mesmo que um jato de potência. Aquele parafuso em cima parece mais uma bujão do que um parafuso de ajuste. Eu posso estar errado....... Tentarei tirar algumas fotos mais tarde hoje.

#30 ·
Eu removi aquele parafuso e parece que há um jato embaixo dele. Eu não sei se isso é o mesmo que um jato de potência. Aquele parafuso em cima parece mais uma bucha do que um parafuso de ajuste. Eu posso estar errado.......
Seu design é o mesmo de um jato de potência. Aposto que aquele parafuso ajusta o fluxo de combustível para aquele jato de potência (1/2 a WOT).

#32 ·
A junta de borracha de dentro do filtro de cápsula faz um adaptador perfeito, acoplando a bota de borracha TW original da caixa de ar/filtro ao novo carburador.

Junta de borracha do filtro de cápsula.

Junta de borracha do filtro de cápsula ao lado de um conector de carburador de caixa de ar TW original.

A extremidade do conector dentro da junta de borracha do filtro de cápsula.

E olhando para a extremidade do carburador do conector com o adaptador no lugar.

Eu acho que parece notavelmente bom, quase como se fosse feito para isso. Resumindo, posso usar o filtro de ar e a caixa de ar originais. Isso é perfeito!

#37 ·
Entusiastas de carburadores como nós! Estou acompanhando de perto. Minha XT350 está exibindo algumas das mesmas características que você está descrevendo. Já ajustei a bóia (nova) uma vez e estou ajustando o "parafuso de ar" como você o chama. Acho que você saberá de qual estou falando (não o jato piloto ou jato principal ou velocidade de marcha lenta). Começa e marcha lenta bem, mas quando começo a andar, tenho uma marcha lenta instável. Achei que tinha consertado, mas de volta ao mesmo.

• Like
Reactions: elime
#39 ·
O marcha lenta instável parece ser um problema comum com carburadores de gaveta plana. Eu li pessoas usando gavetas planas reclamando de marcha lenta errática, muitas vezes. FWIW, eu tenho um snowmobile com carburadores de gaveta plana (twin) e ele também tem problemas de marcha lenta instável. Eu não diria que consegui consertá-lo, mas tenho ele em um lugar onde é 'tolerável' e posso trabalhar com ele.

#40 ·
Abaixei a bóia hoje e fui dar uma volta de teste. Funcionou pior. Voltei para casa e passei grande parte da tarde a colocá-la de volta onde estava antes de mudar o nível da bóia e agora acho que ela está em marcha lenta um pouco melhor do que antes, mas parece ter perdido um pouco do seu "zip" - ou talvez eu esteja apenas me acostumando com isso, ou talvez o efeito placebo esteja desaparecendo.

Verifiquei o jato piloto e é o magro que está nele agora. O mesmo para o jato principal. Abaixei o clipe na agulha para me livrar de um engasgo de faixa média. Estou pensando que talvez eu devesse tentar um jato principal mais rico para ver como ele reage em WOT em alta rotação. Ou mover o clipe na agulha mais um passo para baixo e ver o que isso faz.

gammer73 -- interessante você dizer que os carburadores de lado plano têm problemas de marcha lenta. Isso realmente me faz sentir melhor, pois eu estava muito frustrado tentando coisas diferentes sem resultados positivos.

Ainda tenho uma bomba de aceleração PZ30 na prateleira. Cornelius, na África do Sul, afirma que obteve resultados muito bons com ela. Se este carburador de lado plano me sobrecarregar, posso tentar.

#42 ·
Eu abaixei a boia hoje e fui dar uma volta de teste. Funcionou pior. Voltei para casa e passei grande parte da tarde para colocá-lo de volta onde estava antes de mudar o nível da boia e agora acho que ele está em marcha lenta um pouco melhor do que antes, mas parece ter perdido um pouco de seu "entusiasmo" - ou talvez eu esteja apenas me acostumando com isso ou talvez o efeito placebo esteja desaparecendo.
Que tal mover as boias para cima 1 mm da configuração base? Estou pensando que se ele funcionou pior quando você o abaixou 1 mm (mais magro), então talvez tente enriquecê-lo subindo 1 mm da configuração original. Isso também o torna um pouco mais rico em WOT também.

#41 ·
Obrigado Tony pelo tópico do tipo clone lectron. A conversa me ajudou no meu carburador XT350.
Eu também fiz alguns ajustes no carburador hoje. Eu posso, poderia, ter discado no meu carburador XT350. Eu já pensei nisso antes, então o tempo dirá.
Carburadores de 30 anos podem ter problemas. Desde que o comprei no ano passado, tenho lidado com uma marcha lenta instável. Eu pensei que estava funcionando pobre para causar isso.
No outono passado, comprei e substituí o corta-chamas ausente. Isso ajudou a acalmar a suspensão.
O problema este ano é que começou a vazar combustível dos tubos de transbordamento. Após vários ajustes na bóia, substituí a bóia, a agulha da bóia e o assento. A bóia estava muito alta, então tive que fazer um ajuste para baixar o nível de combustível. Isso pareceu parar completamente o problema de vazamento.
No entanto, em um passeio ontem, a 1/2 a 3/4 do acelerador em 6ª, eu teria um engasgo/hesitação. Para agravar o problema, em velocidade muito baixa (1ª e 2ª) andando em baixa rotação, ele começaria a borbulhar.

Pensando no que você sugeriu há alguns anos com o carburador XT200 fazendo algo semelhante, hoje coloquei um jato principal 122. Um 125 ou 126 (não consigo ler claramente) estava nele e acredito que seja original.

Teste de hoje. Sem mais engasgos/hesitação e qualquer posição do acelerador e o bônus, sem mais borbulhamento em baixa velocidade/rotação...até agora.

Quase esqueci. Eu também ajustei a mistura da marcha lenta enquanto estava funcionando na temperatura de operação. Ajustar isso ajudou a parar a marcha lenta instável. Provavelmente deveria ter passado mais tempo fazendo isso no passado, em vez de fazer ajustes quando o motor estava frio e desligado. Para fazer certo, acho que você realmente deve ajustar isso quando estiver aquecido e funcionando.

#43 ·
Admiral -- Definitivamente estamos jogando o mesmo jogo. Muito do que você escreveu, eu abordei hoje, especialmente ajustar a mistura de marcha lenta enquanto o motor estava funcionando. Tão fácil com o parafuso na lateral do carburador e você pode ouvir os resultados ao girar o parafuso.

gammer73 -- A boia está quase tão alta quanto pode ir. Quando eu estava tentando colocá-la de volta do jeito que estava antes de começar, eu ajustei demais e a boia bateu no topo da câmara da boia e não parou o fluxo de combustível. Eu ajustei um pouco para baixo e agora funciona como deveria.

Eu acho que vou apenas andar com ela por um tempo antes de fazer qualquer outra coisa. A única coisa que posso fazer facilmente é mudar o clipe na agulha e colocar um jato principal mais rico e um jato piloto mais rico e eu não acho que precise de um jato piloto mais rico. Não tenho certeza sobre os outros dois. Eles podem ajudar em WOT.